terça-feira, 15 de setembro de 2015

Quando temos outra consciência!

Durante as últimas semanas tenho recebido algumas questões para o meu email, pessoas a pedirem para serem abordadas determinadas questões, desta forma aqui vai a questão desta semana: 


" Depois de passar por um processo de desenvolvimento pessoal , e com um conhecimento do nosso propósito e sobretudo com um chip diferente como lidar com uma sociedade, onde existe resistência á mudança, e onde existem crenças limitativas onde existem ainda lideres que fazem questão de as manter. Como lidar com uma educação que educa as nossas crianças para repetir em vez de pensar?" 

Quando entrei neste mundo senti algo absolutamente incrível, uma abertura de portas e de consciência brutal, comecei a ver as coisas de uma outra forma, com outro sentir e com outra perspectiva, queria tanto ajudar as pessoas que as pessoas à minha volta levavam com o Coaching a torto e a direito :) estava tão dentro desta nova perspectiva que quase perdi o meu relacionamento, porque como é óbvio ninguém tem paciência para viver com uma pessoa que acha que sabe tudo e que está sempre a corrigir a outra pessoa. Tinha imensa dificuldade em ouvir a pessoa, porque basicamente estava sempre a fazer-lhe perguntas, sinceramente nessa altura estava mais focada em mim do propriamente em ajudar de coração o outro. 




Depois da fase de tentar mudar toda a gente veio a fase de estar revoltada, porque o mundo não me entendia e eu não sentia que não fazia parte deste mundo... uma excelente forma do sr. meu ego se achar uma pessoa especial. Tinha vários dias que a minha vontade era de ir para o Tibete e ficar lá durante anos a fios, mas a questão era apenas uma: " Tudo aquilo que eu tinha aprendido não conseguia colocar cá para fora, de forma a conseguir ajudar verdadeiramente as pessoas." 

Até que por fim veio a última fase, faz aquilo que aprendeste e sê o exemplo naquilo que dizes, deixa-te de coisas. 

Algo extremamente importante, que trago para o meu dia é o principio de congruência (nem sempre o consigo), como posso pedir aos meus clientes para serem felizes se eu não o sou, como posso pedir aos meus clientes para seguirem os seus sonhos se eu não sigo, como posso pedir aos meus clientes para terem relações saudáveis se eu não tenho, como posso pedir aos meus clientes que tratem do seu corpo se eu não o faço. 
No inicio deste ano fiz uma alteração na minha carreira enquanto profissional porque senti que já não estava a ser congruente com os meus clientes, sentia-me uma mentirosa por lhes dizer para serem felizes, enquanto internamente eu sentia que não era, tive que caminhar com o medo e seguir este principio. 

Por isso ao longo destes anos retirei algumas aprendizagens que a mim me serviram, espero que a ti também te sirvam: 

*Estamos sempre num processo de auto-desenvolvimento ele nunca acaba. O processo acontece no nosso dia-a-dia, em que consigo aplicar as ferramentas que tenho. Quando faço um curso, quando leio um livro, quando faço uma consulta dão-me ferramentas, cabe-me a mim utilizá-las e aplicá-las no meu dia. 


*Os maiores mestres que existem são aqueles a quem não atribuímos o estatuto. São aqueles que encontramos diariamente na rua e que se estivermos abertos nos dão verdadeiras mensagens de humildade e de resiliência. 

* Antes de escolher mudar o mundo, altero o meu mundo. Como querer mudar o mundo da outra pessoa se aquilo que tinha no meu coração era arrogância e vazio, foi o que me aconteceu :) altera o que transportas no coração para alterares a realidade à tua volta. 


Tenho uma cliente minha que está a fazer um trabalho fenomenal numa escola, ela trabalha com crianças no num escola do norte, quando foi para lá disseram-lhe que o mais importante era as crianças saberem ler e escrever. 
Quando ela começou percebeu que as crianças tinham uma grande necessidade de atenção e estavam totalmente inseguras. Entrou em pânico porque a escola não queria saber disso, só que ela não o podia negar, faz parte do propósito dela ajudar as crianças a serem mais felizes, então num nível de esforço enorme começou a trabalhar uma criança de cada vez, sem manuais ou sem conceitos pré-concebidos, começou a dar amor, começou a encontrar ferramentas que pudessem ajudar as crianças e a implementar nos intervalos que tinha, trabalhou mais horas durante a noite e durante o dia para conseguir chegar a cada criança de forma individual. 
O resultado foi absolutamente maravilhoso! 

Isto é apenas aquilo em que eu acredito, cada um tem a sua perspectiva, espero que tenha ajudado. 



Um beijo enorme e ate já! 
Ligia Silva 
Life Coach e Terapeura
www.ligiasilva.pt 





Sem comentários:

Enviar um comentário