segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dicas para um Setembro mais produtivo.

O mês de Setembro é para mim um mês de inícios e de recomeços, provavelmente um renovar de energias e de acreditares, funciona também para mim como um mês de balanço. Passaram 9 meses desde o início do ano, 9 meses altamente transformadores, 9 meses de crescimento. Como já sabemos em todos os processos de crescimento e de transformação, podemos encontrar a dor, faz parte, ajuda-nos a colocar os pés na terra, ajuda-nos a sermos mais autênticos, mais humildades, acredito que a dose de dor e a sua intensidade na maior parte das vezes somos nós que temos a capacidade de a gerir.



Passados estes 9 meses deixo-te aqui algumas dicas que vão ajudar o teu mês de Setembro a ser ainda mais produtivo: 

Dica 1: Ponto de Partida - Para conseguirmos identificar para onde vamos é importante termos a clareza do ponto do qual partimos. Pega numa folha e numa caneta e responde às questões que estão em baixo:

Onde estavas há um ano atrás?
O que estavas a fazer?
Com quem estavas?
Como te sentias?
Como acordavas com ou sem motivação?
Sentias-te útil?
Sentias que fazias a diferença na tua vida e na vida das pessoas que estavam à tua volta? 

 Dica 2: Aprendizagens - Os padrões na nossa vida repetem-se porque não retiramos as aprendizagens que necessitamos para fazer diferente. Daí ser muito importante responder a esta questão. Identifica 3 aprendizagens que retiraste ao longo do teu ano.

O que poderias ter feito diferente?
O que poderias ter feito melhor?
Qual foi o teu compromisso contigo?
Qual foi o compromisso com o teu companheiro, com a tua família? 

Dica 3: Expectativa – Ao longo do tempo vamos criando expectativas, expectativas de onde queremos estar, do que queremos fazer, do que já deveríamos estar a fazer. Por isso, qual era a tua expectativa, o que esperavas estar a fazer neste momento? Com quem esperavas estar? Como esperavas que o teu corpo estivesse? Como te esperavas estar a sentir? 

A expectativa que criaste possibilita-te ou neste momento impede-te de avançar, acredito verdadeiramente que a expectativa é um dos mecanismos que mais originam a nossa frustração e a nossa desvalorização do que somos e do que atingimos. 

A tua possibilita-te ou impede-te de avançar? 

Dica 4: Onde estou – É importante responder à questão de onde estava, mas também é muito importante perceber ao dia de hoje onde estamos, o que está acontecer em cada área da minha vida?  

Como me sinto com o meu corpo? 
Como está a minha relação? 
Sinto-me preenchido na minha carreira? 
Tenho abundância financeira? 
Sinto-me bem comigo?  

 Dica 5: Clareza – a clareza é talvez a ferramenta mais poderosa que nós temos para nos afastar da frustração, do medo e principalmente da não concretização.
Diariamente estou em consultas com pessoas que um dos seus maiores desafios é a falta de clareza, a falta de clareza nas seguintes questões:

- Para onde vou?
- Como me quero sentir?
- O que quero atingir?
- Quem quero ser?
- Quem quero ter ao meu lado?
- Como vou atingir isso? 

Espero que estas dicas te ajudem de coração a teres um Setembro ainda mais produtivo, com mais amor e com uma maior clareza.
Beijo enorme e até já!

Lígia Silva,
Life Coach e Talent Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário