terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que levar na mochila quando vamos fazer uma mudança:

Estou a falar daquelas mudanças simples como: mudar de relacionamento, mudar de emprego, mudar de amizades, mudar de país ou de cidade, mudar do estado infeliz para o feliz, mudar do estado de sobrevivência para o de vida, como vês aquelas mudanças simples :)


Estas mudanças deveriam vir com um grande manual de instruções que nos indicam como as fazer, mas como ainda não nascemos com esse manual hoje deixo-te aqui algumas ferramentas para levares na tua mochila, quando escolheres fazer uma mudança na tua vida: 



1. Resiliência: 

Leva por favor muitas latas desta ferramenta. 
Resiliência para mim é a nossa capacidade de continuarmos avançar no nosso caminho independentemente das relações que não funcionaram, independentemente dos negócios que não conseguimos, dos nãos que nos deram. Neste momento vivemos numa sociedade que está numa completa metamorfose, tudo altera, empregos, opiniões e comportamentos é importante activarmos dentro de nós esta nossa capacidade de continuarmos focados no nosso caminho, apesar de toda a turbulência que podemos encontrar no caminho. 

2. Confiança interna ou Fé: 
Uma das maiores conquistas que podemos fazer é resgatar a nossa confiança interna, a nossa fé nas nossas decisões, nas nossas escolhas. Quando fazemos uma mudança na nossa vida existe algo que acontece por momentos, perdemos totalmente o controle, então tudo é novidade, tudo é fora da nossa zona de conforto, nesse momento é importante activar em nós a nossa confiança interna, aquele sentimento de que tudo vai ficar bem, aquele sentimento de que estamos a tomar a melhor escolha possível, Se não a ouves, retira o barulho da tua mente e encontra o silêncio. 

3. Luta pela razão ou humildade: 
Provavelmente estes dois vão connosco na mochila o primeiro está constantemente a dizer-nos que que não podemos falhar, recordar-nos o que as pessoas vão falar e vão pensar de nós, este leva-nos para um sentimento de escassez e de medo. O segundo é diferente, com o segundo sabemos que estamos a fazer o melhor que conseguimos, não estamos focados em mais nada em não ser vivenciar o nosso caminho. Avançamos ao nosso ritmo, consciente das nossas escolhas, fazemos o que fazemos porque acreditamos que é o melhor para nós e para as pessoas que estão à nossa volta, no segundo seguimos o que o nosso coração nos diz. 

4. Compaixão: 
Trabalho na minha própria "empresa", o que significa que crio os meus horários, trabalho o número de horas que quero e onde quero. Para mim funciona, quando fiz esta escolha tive medo de entrar num estado de adiar as coisas e de me entregar à preguiça, então desde o início que exijo mais de mim, trabalho mais horas do que trabalhava quando estava numa empresa, aprendi a gerir muito melhor o meu tempo, acordo mais cedo e tornei-me muito mais produtiva, mas a verdade é que muitas vezes ultrapasso o limite do que é saudável. Tenho que recordar-me diariamente de activar esta ferramenta dentro de mim, a compaixão por mim, o cuidar de mim tendo em atenção os meus limites. 

As pessoas com quem trabalho diariamente esquecem-se de trazer para si este sentimento de compaixão e de amor por si, entram em desgastes emocionais e físicos. Por isso se calhar esta é a ferramenta mais importante a transportares quando fores fazer a tua mudança.

Durante o mês de Setembro vou estar ajudar pessoas a concretizarem as mudanças que precisam nas suas vidas, se sentires que te posso ajudar, marca a tua consulta presencial ou online através do 935 333 777. 

Um beijo enorme e ate já! 

Lígia Silva, 
Life Coach e Terapeuta. 
www.ligiasilva.pt 







Sem comentários:

Enviar um comentário