quinta-feira, 23 de julho de 2015

Quando ficamos cansados de lutar.

Acredito que um dos melhores momentos que podemos ter na nossa vida é quando nos cansamos de lutar e escolhemos deixar de lutar. Isto não significa que desistimos de viver ou de sermos felizes muito pelo contrário, simplesmente significa que deixamos de tentar ser senhores supremos do universo e na nossa humildade aceitamos que já não sabemos nada, que tudo aquilo que tínhamos por garantido e por certo deixou de o ser. É confuso, é frustrante e simultaneamente é imensamente libertador.

Quando entramos no estado de luta activamos dentro de nós o nosso Tarzan e em cada problema ou desafio que acontece libertamos aquele grunhido que nos faz sentir o senhor da selva e saltamos de árvore em árvore apenas para resolvermos os nossos problemas. É divertido e em determinados momentos sentimo-nos os maiores porque afinal somos os reis da selva. Só que fazer isto durante anos, saltar de árvore em árvore durante anos, como podes imaginar é extremamente cansativo. Falo por mim, quando entro no estado de rei da selva gasto a minha energia toda, torno-me ainda mais irritadiça e pareço uma frenética a fazer e a fazer coisas por vezes sem direcção.

Existe um outro estado, estado esse que tenho como propósito tornar-me excelente nele, mas ainda sou uma aprendiza. Este segundo estado eu gosto de lhe chamar o ZEN Activo, é um estado de rendição e de humildade. Como ser arrogante que por vezes ainda sou acredito muitas vezes que sou o Sr. todo poderoso do universo que controlo tudo e que sei tudo, quando fico assim o Sr. universo vem e puxa-me o tapete, entro logo novamente na linha J



O ZEN Activo é um estado em que utilizamos mais a nossa energia feminina e a nossa inteligência e que requer passarmos inicialmente por duas fases muito importantes:  

1.  Clareza: identifica exactamente para onde queres ir, identifica todos os pormenores para cada uma das áreas da tua vida, dessa forma vais conseguir identificar as oportunidades certas, vais conseguir investir a tua energia no que é verdadeiramente necessário. Quando não tenho clareza sinto ansiedade e por consequência frustração.
Um ZEN Activo sabe exactamente para onde vai.

2. Estratégia: Encontro muitas pessoas que confundem o estado de rendição com o ir com a corrente e que repetem centenas de vezes: “ Ah vou deixar fluir.”

Há uns anos atrás falava com um homem que me contava o que gostava de fazer e como para ele as coisas eram tão difíceis pedi-lhe um exemplo, disse-me:

“ Ok vou dar-te um exemplo muito simples, quero muito praticar meditação e então fui à União Budista Portuguesa para perceber como funciona, cheguei à rua, toquei à porta e não me abriram a porta, vim embora. Percebes até para fazer meditação é assim tão difícil.”

Perguntei:

“ E então experimentaste tocar uma segunda vez?”


Dou por mim muitas vezes a desistir das coisas e sem insistir nelas porque algum dia me disseram que tudo o que não é fluído é porque não tem que ser. A sério? Se calhar apenas temos que insistir uma segunda vez.

Por isso o ponto da estratégia é tão importante, depois de obteres clareza identifica a estratégia para atingires o que queres para ti, seja em que área for da tua vida, porque desta forma com o passar do tempo consegues fazer algo único que é refinar essa estratégia à medida que vais obtendo feedback do universo. Volto a repetir que é mesmo muito importante, a estratégia para cada uma das áreas da nossa vida: física, emocional, carreira, financeira, missão de vida.

Durante o mês de Julho e Agosto vou estar ajudar pessoas a ganharem clareza e a definirem as estratégias para as suas vidas, para marcares consulta presencial ou via skipe, entra em contacto com o 935 333 777 ou ligiasantosilva@gmail.com. Podes também deixar a tua mensagem no canto superior direito do blog.

Ate já!
Lígia Silva.



Sem comentários:

Enviar um comentário