quarta-feira, 15 de julho de 2015

Como terminar um relacionamento de forma saudável II

“ Onde o amor impera, não há desejo de poder e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.” Carl Jung

No último post escrevi sobre: “ Como terminar um relacionamento de forma saudável”, um dos pontos em que toquei referia os padrões que nós temos nos relacionamentos. Recebi vários comentários de pessoas a identificarem os seus padrões e outras a referirem que não sabem quais são os seus padrões. Durante o dia de hoje vou estar a responder aos emails que recebi, dado que ainda não o consegui fazer a toda a gente.

Quando abordamos a área de relacionamentos entramos aqui num campo muito sensível porque é uma área que não controlámos, na maior parte das vezes não tem lógica e traz ao de cima o nosso melhor e o nosso pior e por isso aquilo que neste momento te quero assegurar é que é completamente normal te sentires fragilizado e inseguro nesta área, eu em vários momentos da minha vida também me sinto, tendo isto por base vamos avançar.

Como seres mentais que somos adoramos descobrir o porquê das coisas, adoramos ter informação para perceber como funcionamos, o perceber o porquê ajuda-nos a trazer um certo sentido de paz ao nosso coração, lutar contra isto é apenas uma perda de energia. O grande desafio está em não te perderes no porquê, passares anos a tentar descobrir o porquê de algo, apenas te faz uma coisa, impede-te de viver.

Eu acredito que aquilo que nós acreditamos é uma das grandes bases dos resultados que temos na nossa vida, sejam resultados mais positivos ou resultados menos positivos. Partindo deste pressuposto um dos pontos essenciais na minha vida e nas minhas consultas é descobrir as verdades absolutas que estão por detrás dos nossos resultados, quais são as crenças que suportam esses resultados.  




Tenho uma cliente minha que iniciou há um ano um negócio novo, quando iniciou a abertura deste negócio as pessoas à sua volta garantiram-lhe que iria ser algo muito difícil, porque estamos numa altura de crise e por isso mesmo tudo tem que ser feito com muito esforço. Apesar disto lembro-me de ela dizer várias vezes nas consultas: “ Não sei porquê, mas tenho dentro de mim uma certeza que me garante que este negócio vai fluir e vai ser abundante.” Os primeiros 6 meses foram muito abundantes e superaram todas as expectativas, ela recuperou o seu investimento inicial e no final dos 6 meses, superou tudo aquilo que ela achava que poderia acontecer (numa perspectiva positiva). No final dos 6 meses os desafios dela não eram desafios de escassez, mas sim desafios de abundância, como lidar com o sucesso que ela estava a ter. 

Eu acredito que as verdades absolutas que nós temos enterradas no nosso inconsciente suportam os resultados que nós temos na nossa vida, por isso o desafio que te lanço é que comeces por descobrir essas verdades. As várias pessoas que me questionaram dos seus padrões (anterior post) tiveram como propósito descobrir essas verdades.
Mas vamos ao ponto que realmente importa: “ Como terminar um relacionamento de forma saudável”

No anterior post contei-te a minha experiência, o mais fácil para mim era terminar algo e sair desse relacionamento o mais rápido possível, fechar a porta e avançar, isto não apenas na área dos relacionamentos amorosos, mas também nas restantes áreas, no relacionamento seguinte as questões anteriores apenas se intensificavam.
Numa das minhas sessões (que eu recebo) a facilitadora fez-me uma pergunta que mudou por completo a minha vida:


“ E porque é que não terminas em amor?”

Olhei para ela com descrédito e senti que a sobrancelha até levantou de tão anormal que aquela perguntou me pareceu, questionei o que isso seria e como é que isso se fazia. De uma forma simples ela disse-me:

“ Lígia o mais fácil para ti neste momento seria terminares este ciclo e iniciares outro, contudo as aprendizagens ainda não foram retiradas se não, não estarias nesse conflito, por isso faz-te a ti própria as seguintes perguntas:

- Quais são os meus maiores desafios neste relacionamento?

- Se estiver noutro relacionamento continuarei com os mesmos desafios?

- Verdadeiramente a responsabilidade de eu não ser feliz depende da pessoa ou das pessoas com quem eu estou?

- Qual seria o meu comportamento saudável neste relacionamento?”

Encontrei as respostas e quando as encontrei comecei a concretizá-las nos meus relacionamentos com apoio claro. Consequentemente começou acontecer algo muito engraçado, de forma natural comecei avançar para outros ciclos, para outros relacionamentos, sem raivas, de forma fluída e respeitosa, com dor claro, mas sem a carga que antes transportava. Se o faço sempre? Não, porque sou humana e como tal estou aprender a ser um ser humano melhor. Funciona? Sim, é mais leve e mais fluído e eu acredito que a vida pode ser desta forma.

Partilha comigo o que sentes nos teus relacionamentos no canto superior direito do blog que eu dou-te o meu feedback.

Durante o mês de Julho vou estar ajudar pessoas a obterem essa clareza e essa leveza, marca a tua consulta através de ligiasantosilva@gmail.com ou 935 333 777.

Tem uma quarta-feira muito leve J



Sem comentários:

Enviar um comentário