quarta-feira, 28 de maio de 2014

Quando procuro a aceitação dos outros.


Hoje no blog falo-te de aceitação por parte dos outros e o impacto que isso tem na nossa vida. Sinceramente acho que este tema não dava apenas para um post, mas para pelo menos 5 ou 6, mas aqui vai.
A questão que me colocaram a semana passada foi esta:

“ Em relação à aceitação dos outros, até que ponto essa aceitação é importante para nós e até que ponto influencia a nossa vida, não será mais importante a nossa própria aceitação?”

A minha primeira resposta a esta questão é SIM, mas um sim mesmo enorme, a grande questão é como chegamos a esta aceitação interna em que não nos importa o que os outros dizem de nós ou se estamos ou não inseridos num determinado grupo. 



Se olhares bem para toda a tua vida sempre fizeste tudo (ou pelo menos alguma coisa) para seres aceite num determinado grupo: na primária, no secundário (e aqui tens vários grupos), na faculdade ou no trabalho, na família, nos hobbies que tens (grupo do ginásio, grupo das corridas, grupo da saída ao sábado à noite, grupo da meditação, grupo de ioga, grupo de amigos que gostam de futebol), isto é, nós passamos a vida a tentarmos encaixar em algum lado, quando o consegues tens uma sensação maravilhosa de pertença a sensação de que encontraste a tua tribo, quando não o consegues num destes grupos sentes-te deslocado e sozinho. Quando tens este último sentimento podes fazer duas coisas, acredito eu, estar continuamente à procura desse grupo, ou desse aceitação e nesse caso podes demorar anos e é um nível de esgotamento enorme porque estás constantemente à procura, estás constantemente com o sentimento de escassez. Ou podes escolher a segunda opção e começar a trabalhar a tua aceitação interna.

Deixo-te aqui algumas dicas que podes analisar para perceber se estás à procura da aceitação dos outros: 

1. O teu sentido de humor altera-se depois do feedback das pessoas. 
2. Estás constantemente a tentar agradar alguém. 
3. Estás feliz se uma pessoa diz que fizeste um excelente trabalho, estás infeliz se essa mesma pessoa te disse que tens que melhorar. 
4. Escondes o que verdadeiramente queres fazer para não ferir os sentimentos das outras pessoas. 
5. Escondes o que gostavas de fazer com medo de não seres aceite. 
6. Auto sabotas o teu trabalho,os teus resultados para não dares nas vistas. 
7. Dás prioridade às coisas que os outros querem fazer em vez de fazeres as tuas coisas. 
8. Vives na ansiedade de saber o que uma pessoa pensa de ti. 
9. Quando sais de algum local, conversa, reunião, etc, vais constantemente a rever o assunto e a pensares o que a pessoa terá pensado. 

Se te identificaste com alguma desta questão, está na hora de passares para o segundo passo - aceitação interna. Se não te identificaste com nenhuma dá só uma olhadela ao segundo ponto pode ser que te ajude :) 

Lembro-me que um dia me disseram algo que na altura apesar de parecer extremamente duro, ajudou-me imenso a alterar o meu comportamento. Eu tinha um padrão de procura constante de validação nos outros, media os níveis de inteligência quando falava com outras pessoas e sentia que nunca era suficiente, estava constantemente a comparar-me com os outros, disseram-me:

“ Essa validação que procuras é como um monstro quer sempre mais e mais, porque nada é suficiente independentemente do que te digam.” Com ajuda comecei a trabalhar o que hoje entendo pela minha validação, aceitação interna. E por isso deixo-te aqui hoje algumas dicas que a mim me ajudaram espero que a ti também te ajudem: 

a) Confiança: A melhor forma e aumentares a tua aceitação interna é aumentares o teu nível de confiança, por isso define pequenas coisas que te levem a sair fora da tua zona de conforto, para te sentires mais forte internamente. 

b) És humana: Das frases que mais repito para mim nos últimos anos é: " Eu faço o melhor que posso com os recursos que tenho no momento." ajuda-me a perceber que sou humana e que verdadeiramente estou a fazer o melhor que posso. 

c) Valorização: Para diariamente para começares a valorizar pequenas coisas tuas, vais perceber que o fazendo de forma continua até vais começar a descobrir alguns talentos teus. 

d) Celebra: Por tendência quando atingimos um objectivo nem valorizamos. Dá-te mimos diariamente pelas pequenas conquistas que fazes. 

e) Degrau a degrau: por falar em pequenos passos, esquece o andares à procura da grande cena que vai mudar a tua vida, escolhe dar os pequenos passos porque são esses que vão ter impacto directo na tua vida e que te vão ajudar a chegar à grande cena :) 

Espero que te tenha ajudado, mais questões que tenhas envia email para ligiasantosilva@gmail.com

Sê Inspiração, 
Ligia Silva 
Coach, Marketer e Talent Finder 
ligiasantosilva@gmail.com
Faz gosto na minha página aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário