quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dicas para tomares melhores decisões.

Bem não sei se isso acontece contigo, mas neste momento o tempo cada vez escasseia mais e tenho a sensação que as ideias são muitas e o tempo para colocá-las em prática é pouco (sim podes dizer faz um curso de gestão, mas sinceramente não me parece que seja por ai). Simultaneamente, não sei se também está acontecer contigo, mas tenho a sensação que diariamente estou a ser “empurrada” para tomar grandes decisão e dar grandes passos, no meio de tanta coisa e de tanta intensidade é normal questionares o que deves ou não fazer, principalmente quando essas decisões não têm um impacto pequeno. Nesse sentido hoje no blog deixo-te algumas dicas que te podem ajudar a tomares essas decisões, pelo menos a mim ajudam:



1. Respira: 

A sério, respira mesmo profundamente, por vezes o nosso dia-a-dia é tão intenso que estamos num estado mais reactivo. Acredito que quando tomas uma decisão nesse estado de reacção na maior parte das vezes tem por base o medo, a decisão não será das melhores.  Por isso respira profundamente. 

2. Pára: 

Há umas semanas falava com uma pessoa que me dizia que não se sentia bem em parar, porque quando o fazia sentia que não estava a produzir, sentia que não estava a ser últil. Eu percebo, acredita que eu percebo, mas um nível de ação tão elevado por vezes leva a um grande nível de cansaço e por consequência esgotamento, nesse sentido. Pára apenas que seja por 10 minutos, e respeita o teu corpo, a tua mente e o teu espírito. 

3. Estabelece Timmings: 

Acredito que existem 2 tipos de pessoas: 

a) as pessoas que planeiam e que imaginam imenso antes de dar um passo. Fazem desenhos e planeiam várias estratégias antes de darem o passo. O grande desafio destas pessoas é que demoram muito tempo a dar esse passo e por vezes acabam mesmo por não dar esse passo. 

b) o outro grupo de pessoas são pessoas que estão constantemente a fazer, não perdem muito tempo a planear ou a idealizar, simplesmente fazem e estão constantemente a fazer, não gostam parar para pensar. O grande desafio destas pessoas é que vivem muito numa visão a curto prazo e facilmente entram num nível grande de desgaste. 

Por isso se és algum destes tipos de pessoas estabelece timmings, isto é, define um determinado tempo para planeares e um momento para entrares em ação e cumpre cada um deles. 

4. Go: 

Recorda-te que nunca vais ter todas as variáveis ideais para dares o passo, por isso por vezes é mesmo confiares no que te diz a tua intuição e dares o passo e aí nesse momento confia que estás a fazer o melhor que podes com os recursos que tens no momento. 

Sê Inspiração, 
Lígia Silva. 
Coach, Marketer e Talent Finder. 
ligiasantosilva@gmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário