segunda-feira, 19 de maio de 2014

As 10 carreiras do Futuro.

Vi um artigo à pouco tempo em que referiam as 10 carreiras do Futuro, com muita curiosidade fui analisar para perceber se trazia novidades, então aqui vai:

1. Medicina
2. Engenharia Civil
3. Engenharia de Petróleo
4. Arquitectura
5. E - commerce
6. Ensino
7. Administração
8. Enfermagem
9. Massagista
10. Redes Sociais



Ainda referiam o seguinte: " com tanta escolha fica difícil escolheres uma. São muitas carreiras e cada uma delas mais interessante do que a outra."

Por momentos pensei, se calhar isto foi escrito há 10 anos, fui ver a data do artigo e é de Dez. de 2013. Ok pronto tens alguns meses :)

Não sei o que tu sentes ao olhar para esta lista de carreiras, mas lembro-me quando fiz o famoso teste de vocação ( no 9º ano) as carreiras não mudavam muito das que estão aqui. Lembro-me que tentei inserir-me num doa grupos que tivesse mais a ver comigo, hoje percebo que apenas estava a "tentar" encaixar-me no que já existia e que já estava credibilizado pelo senso comum, isto é, era aprovado pela sociedade como uma carreira.

A cada dia que passa conheço mais pessoas que não estão dentro desta caixa e que procuram através dos seus Talentos e paixões criarem as suas próprias carreiras é um risco e uma maluqueira? Claro que sim, mas não deixa de ser uma carreira, o maior desafio de cada pessoa que escolhe criar uma nova carreira, daquelas que não estão estabelecidas no mercado, acredito que é a capacidade de se manter constantemente confiante, motivado e resiliente.

Não acredito propriamente no cliché de que quando estás a fazer aquilo que gostas tudo flui, acredito sim que quando estás a fazer aquilo que gostas tens mais garra e mais "gasolina", amor e propósito para ultrapassares os obstáculos que se vão colocando à tua frente. E como um dia me disseram a sorte é apenas o cruzamento da preparação com a oportunidade, por isso prepara-te com muita resiliência até aparecer a tua grande oportunidade! :)

Sê Inspiração,

Lígia Silva.
Coach, Marketer e Talent Finder.
ligiasantosilva@mariocaetano.net

Sem comentários:

Enviar um comentário