segunda-feira, 26 de maio de 2014

Quando as pessoas nos magoam!

Hoje no blog falo-te de uma outra questão que chegou até mim, que já é recorrente e acredito que seja a questão de várias pessoas.  


 Como é que fazes quando convives diariamente com uma pessoa que te magoa e te ajuda a não estares conectado contigo?



Há várias questões aqui a teres em atenção nesta questão, por isso vou lançar-te dicas que espero que te ajudem:


1. Reinventa a tua comunicação. Reinventa a tua atitude:


Recordo-me de uma pessoa que já ajudei que me dizia que era constantemente magoada pelo seu chefe, pela forma como este falava com ela e que aquilo que ele fazia com ela não fazia com os seus colegas. Após algumas questões e alguns exercícios essa pessoa percebeu que o seu chefe apenas a magoava porque esta o permitia. Porque devido às suas inseguranças nunca conseguiu impor limites, não conseguia dizer que não e quando ele a confrontava ela não conseguia impor-se. Quando entramos num estado de vítima ou submissão o mais simples é conseguirmos trazer até nós pessoas que nos manipulam. Acredito que isto acontece apenas com um propósito ajudar-nos assumirmos o nosso poder pessoal. Enquanto não o fizermos essas pessoas vão continuar a magoar-nos.  

2. Tu foste apenas o escolhido:

Um dia logo pelas 09h00 da manhã ligou-me uma senhora a pedir informações de um evento que nós íamos ter. Senti logo pelo tom de voz que a pessoa não estava bem , ligeiramente irritada J, perguntou-me o preço e disse-lhe, desatou aos berros comigo a dizer que era muito caro e a dizer que os outros eventos não tinham aquele valor. Respondi tranquilamente:
“ ok, mas este é o nosso valor.”

Continuou a insistir… nesta altura já estava aos berros.

Interrompi e disse:

 Eu percebo, mas sabe que não tem que fazer os nossos se os outros a ajudam pode fazer os outros!”

Desligou..

Nos primeiros instantes apeteceu-me dizer uns quantos palavrões (Acho que na altura disse), depois mais uma vez percebi que a pessoa não estava a falar comigo, apenas estava a projectar para cima de mim. Por isso acredito que podia ser contigo ou com outra pessoa qualquer, não é pessoal. 

3. Espelho meu, espelho meu:

Esta para mim é uma das questões mais desafiantes. Lembro-me de estar ajudar uma mulher em que uma das coisas que mais a irritava no marido era este estar constantemente a criticar as noticias que via na televisão, quando ela estava a conduzir e ele ia ao seu lado, pelo tipo de educação que ela dava aos filhos, por pessoas que encontravam na rua. Segundo ela ele estava constantemente a criticar tudo e todos e isso era algo que a irritava imenso. Após algumas questões percebeu que aquilo que mais a irritava no marido era algo que ela fazia com ela própria, mas não o comunicava. Quando não atingia um objectivo criticava-se automaticamente, quando comia em excesso.

Se a pessoa te consegue magoar constantemente é porque aquilo que ela te diz ressoa em ti, se ressoa em ti é porque uma parte de ti acredita que essa parte é verdadeira. Então é algo a trabalhares. 

Antes de experimentares qualquer uma destas questões Respira, ajuda imenso :) 

Qualquer questão que queiras ver respondida envia email para info@mariocaetano.net 

Sê Inspiração, 
Lígia Silva 
Coach, Marketer e Talent Finder 
ligiasantosilva@gmail.com

2 comentários: