sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Amor ou apego?

 
Acho que apenas este tema dava para uma tese de pelo menos 300 páginas, mas como só tenho um post vou tentar simplificar ao máximo.
Há uns 2 anos fui ao centro de Budismo de Portugal ouvir uma palestra que tinha exactamente este tema: “ Amor ou Apego?”. Toda a verdade achava-me na altura bastante evoluída e portanto achava que para mim não ia fazer muito sentido (leia por favor esta parte com tom arrogante), porque como era óbvio tinha clara noção do tipo de relações que tinha na minha vida e como era óbvio eram todas extremamente saudáveis (ah ah ah é o que me apetece dizer para a menina arrogante da altura), mas avancemos. À medida que a pessoa ia falando o interior do meu cérebro parecia uma verdadeira árvore de natal, de tantas luzes acenderem-se e de tantas ligações acontecerem em simultâneo.
Se olhasse verdadeiramente para as várias relações que tinha na minha vida, muito poucas (para não dizer nenhuma que parece um bocado mal dizer isto a pessoas que não conhecemos J) não tinham por base o amor incondicional, tinha sim uma necessidade de apego e de condicionalismo.
Por muito que falasse e lê-se sobre o assunto não o tinha integrado na minha e é esta última parte que faz toda a diferença. Obviamente que gostava de ver as pessoas à minha volta felizes, mas e se essa infelicidade implicasse estarem afastados de mim?
 
E se essa felicidade implicasse eu deixar de ter importância para a pessoa?
No post de hoje deixo-te esta pequena reflexão (vamos continuar nos próximos post), quantas relações tens na tua vida que têm verdadeiramente uma base de amor incondicional?
Se a tua primeira resposta for todas, sente novamente.
Se a tua resposta for a relação com os meus filhos, coloca-te estas questões? E se eles escolhessem fazer algo totalmente diferente das expectativas que tu tens para eles?
Se sentires envia-me as tuas respostas para ligiasantosilva@gmail.com
Sê Inspiração,
Lígia Silva.
Coach e Talent Finder

2 comentários:

  1. Olá! Gosto do teu blogue e ele foi nomeado para o Liebster Award: http://paraalemdaspaginasdavida.blogspot.pt/2014/10/liebster-award.html
    Por favor, depois comenta com o link para o teu post. Gostava de ver as tuas respostas. ;)

    ResponderEliminar