quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Quando nos auto - sabotamos.

Hoje no blog vou falar-te um bocadinho do que o Coaching é e se faz sentido ou não para ti experimentares o as sessões de coaching. Nas últimas semanas tenho tido várias pessoas que me perguntam:
 “ O que é isso do Coaching é igual a consultas de psicologia ou de psicoterapia?”
O Coaching é diferente da psicoterapia e da psicologia, porque as sessões de Coaching o que permitem é ajudar a pessoa a focar-se no seu presente e no futuro.
Por vezes sentimos que estamos bloqueados ou que não conseguimos andar em frente, sentimos até que sabemos exatamente o que devemos de fazer e não conseguimos. Neste aspeto o coaching ajuda a desbloquear este sentimento de impotência ou de inação.
 
Ontem numa consulta uma pessoa com quem trabalho à algum tempo chegou à conclusão que sempre que está prestes atingir um objectivo muito importante para ela, o que faz é auto-sabotar essa conquista, porque segundo ela se ela atingir vai destacar-se e isso significa sair da sombra.
E se eu tiver mais ganhos em manter-me na sombra do que sair dela, provavelmente vou passar a minha vida a fazer isso, sempre que estiver atingir algo, saboto. Saboto para não perder o amor dos meus colegas ou família, para não passar menos tempo em casa, para não me destacar na minha relação, etc.
Estes são os nossos mecanismos de auto-sabotagem que por vezes não nos permitem avançar, quando tomamos consciência conseguimos avançar e alterar esses “gatilhos”. Daí para mim o coaching vai ao passado, para tomarmos consciência no presente para alterarmos no futuro.
 
Deixo-te aqui alguns momentos pelos quais possas estar a passar em que faz sentido recorreres ao coaching:
- Sentes que não consegues avançar;
- Sentes que estás bloqueado;
- Sentes que estás perdido;
- Sentes que não tens clareza;
- Sabes a direcção ou o caminho que deves tomar, mas não avanças.
- Sentes-te em estado de apatia ou triste;
- Sentes que tens baixo nível de confiança.
- Entre outros.
Ao longo dos últimos anos tenho ajudado principalmente mulheres a trazerem ao de cima o seu potencial e a voltarem acreditar nelas próprias, se quiseres mais informação ou marcar consulta comigo contacta o 96 841 05 65 ou ligiasilva@mariocaetano.net
Sê Inspiração,
Lígia Silva.
Coach e Talent Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário