quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aprender a ser humano.

Há uns meses atrás tive a oportunidade de conhecer mais um bocadinho da História de Gandhi, conhecia de uma forma superficial, apenas sabia que tinha sido um influenciador positivo na vida do estado indiano e claramente um “buscador da verdade” (expressão que um dia ouvi e simplesmente adorei J).
Com esta superficialidade aceitei ir mais fundo para conhecer uma parte da sua história, se calhar a sua parte mais humana enquanto ser social, enquanto marido e enquanto pai.
No início do seu movimento, ele era ainda advogado e já vivia na índia, enquanto está a dar uma entrevista, refere que todas as funções na Índia são sagradas. Por mais pequena que seja todas as funções devem ser feitas com amor, até a função de limpar as latrinas. No final da entrevista dirigiu-se à sua casa e refere à mulher que é a vez desta ir limpar as latrinas. Ela fica extremamente ofendida com ele, primeiro porque não quer ter essa função, segundo porque esse é um trabalho menor, Gandhi responde: “ Temos que ser nós a dar o exemplo.” Após uma grande resistência por parte da sua mulher ela toma a decisão de não o fazer e diz-lhe que não. Nesse momento ele altera-se emocionalmente e aos gritos pede-lhe para ela sair de casa, para sair da sua vida. A chorar a mulher a mulher olha para ele e diz-lhe:  
“ Tu vês o que estás a fazer, eu sou a tua mulher, vês o que estás a fazer.”
Nesse momento ele começa a chorar, pede-lhe perdão e diz-lhe: “ O que me está acontecer?”
A mulher responde-lhe: “ Estás apenas a ser humano.”
 
Para além de todas as conquistas que Gandhi conseguiu que foram históricas para a India, para mim uma das maiores conquistas que senti que aconteceram foi ter aceite a sua humanidade, foi em humildade ter escolhido fazer o melhor que podia, acreditando sempre num ideal e vibrando sempre em amor.
Sempre que me exijo outro comportamento ou outro tipo de sucesso ou crescimento, lembro-me desta história. “Estás apenas a ser humano.”
Sê Inspiração,
Ligia Silva.
Coach, Marketer e Talent Finder.

2 comentários:

  1. E pq n foi ele limpar as latrinas? - (questiono eu!)
    isabelmnm

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel,

    Não sei se foi ou não. Na altura não foi uma questão importante para mim! :)
    Beijitos

    ResponderEliminar