quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Quando sair de um relacionamento.

“ Uma parte de mim quer estar com ela outra parte de mim não quer. Sinto que quando estou com ela tenho que me anular não dizer aquilo que penso ou sou, porque sei que ela não pensa da mesma forma, mas depois também temos momentos muito felizes em que parece que tudo aquilo que disse anteriormente já não faz sentido.”
O que fazer num relacionamento quando não conseguimos ser nós próprios ao lado da pessoa com quem estamos?
Há uns tempos li uma frase (já não sei de quem) que dizia como podes exigir aos outros para serem de determinadas formas se nem tu sabes quem és. Acredito nesta frase, como posso colocar contínuas expectativas de como gostaria que os outros funcionassem se eu própria não me conheço de uma forma profunda e a cada dia que passa conheço mais uma peça de mim, quando diariamente vou descobrindo novas verdades sobre mim e sobre o meu comportamento.  
Quando por alguma razão não consigo ser eu próprio ao lado uma determinada pessoa, apenas estou a dizer que o meu medo da rejeição ou o meu medo de me expor não me deixam dizer aquilo que eu penso ou sou com medo que a outra pessoa não me aceite, com medo que a outra pessoa diga: não gosto de ti assim. No fundo apenas estou a pensar em mim e no meu medo de não ser amado.
Na verdade, acredito eu, é com as pessoas que mais amamos que mais dificuldade temos em abrirmos o coração e em falarmos a nossa verdade é com as pessoas que mais amamos que temos por vezes tanta dificuldade em dizer amo-te de forma incondicional. É por vezes com essas pessoas que temos a dificuldade de dizer: “faz o que achares melhor, mesmo que isso seja longe de mim”, quantos de nós tem maior facilidade em dar um abraço ou a sorrir a uma pessoa que acabou de conhecer e com as pessoas que estão mais próximas essa capacidade parece que fica mais “presa”.
Acredito que ao conseguirmos romper com o nosso medo de nos expormos perante as pessoas que mais amamos e em verdade dizermos o que verdadeiramente acreditamos, sentimos ou pensamos, estamos a romper com a nossa falta de valorização e de confiança e a dar uma passo de gigante para comunicarmos ao mundo quem somos e o que queremos.
 
E se depois de eu fazer isso a outra pessoa não gosta?
Já repeti várias no blog algo que me ajuda a perceber quando devo largar as coisas: “ Já fiz tudo o que estava ao meu alcance para isto funcionar?” se a resposta for sim… este é o momento de iniciar um novo ciclo.
Sê Inspiração,
Lígia Silva.
Coach, Marketer e Talent Finder.
Ligiasantosilva@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário