sexta-feira, 4 de abril de 2014

Qual é o teu nível de merecimento?


Há uns 6 anos atrás fizeram-me uma pergunta que mudou totalmente a forma como eu via o dinheiro, a forma como eu valorizava o meu tempo, a forma como eu me valorizava a mim própria. A pergunta foi: “ Quando é que tu vales à hora?” Na altura tive que fazer contas tendo em atenção quanto é que recebia no final de cada mês e quantas horas trabalhava por dia, lembro-me perfeitamente de ter chegado a um número que me assustou por completo, na altura eu ganhava à hora 2,80€.

A seguir veio uma afirmação que alterou por completo o meu sistema de crenças e ajudou-me a perceber o quanto eu valorizava o meu trabalho, o meu tempo e a minha energia.

“ Esse é o valor que tu acreditas que mereces ganhar!”

Lembro-me perfeitamente que na altura fiquei bastante revoltada com a pessoa, por uma questão muito simples, quem no seu perfeito juízo gostaria de receber apenas esse valor à hora. Contudo hoje passados 5 anos, posso-lhe dizer que na altura acreditava verdadeiramente que apenas merecia ganhar 2,80€ à hora.
Todos nós somos movidos por verdades, ou crenças que nos ajudam ou que nos limitam, crenças sobre a felicidade, sobre o amor, sobre o dinheiro, sobre a carreira, sobre o merecimento, relativamente a este último podemos salientar algumas para perceber se ressoam em si:

·         “ Para ganhar muito dinheiro tenho que me esforçar muito”;
·         “Para ganhar dinheiro temos que trabalhar muitas horas”;
·          “ Quem é rico não é feliz”;
·          “ Se agora estás a rir é porque logo vais chorar”;
·         “ As conquistas só fazem sentido após muito esforço” ;
·         “ A vida é uma luta”;
·         “ As vitórias só são saborosas após muito esforço”

Se alguma destas verdades ou crenças ressoaram em si e identificou-se, muitos parabéns é sinal que é humano e que este é o momento de começar a ter consciência do seu nível de merecimento. Seguem algumas pistas que o podem ajudar a perceber como está o seu nível de merecimento:

·         Quando lhe dão um elogio e rejeita verbalmente ou fisicamente.
·         Quando lhe dão os parabéns por algo que fez e rejeita verbalmente ou fisicamente.
·         Quando lhe oferecem um jantar, ou algo mais simples como um café e diz que não é preciso.
·         Quando recebe uma prenda e questiona o que fez para merecer.

Se alguns destes comportamentos fazem parte de si, então este é o momento para aumentar o seu nível de merecimento e para isso é necessário abraçar uma nova verdade, uma nova crença: “O merecimento é a base que sustenta todos os nossos resultados”. Aqui vão alguns exemplos: se eu acredito que não mereço ter um relacionamento saudável com uma pessoa disponível, continuarei atrair pessoas indisponíveis, se acreditar que não mereço receber as coisas na minha vida com fluidez e abundância vou continuar atrair esforço e luta, se continuar acreditar que mereço receber 2,80€ à hora continuarei a receber 2,80€ à hora.
O primeiro passo já está dado, neste momento tem consciência que este é o momento para aumentar o seu nível de merecimento, os meus parabéns por ter escolhido dar esse passo. O segundo passo é alterar aquilo em que acredita, seguem algumas acções que pode incluir na sua rotina diária e que o podem ajudar:
·         Sempre que lhe oferecerem algo, aceite, sem questionar.



·         Aceite que merece abundância e fluidez na sua vida independentemente do que já aconteceu ou do que faz no momento.  

·         Ofereça-se a si próprio pequenas prendas e sinta-se merecedor de as receber.
·         Dê às pessoas à sua volta sem estar à espera de receber. Lembre-se que para existir fluidez é necessário dar e receber.

·         Invista o seu dinheiro em si e no seu desenvolvimento. Lembre-se que quando se foca constantemente em guardar ou em pagar contas está com uma foco em escassez. Invista em pequenas coisas, um livro ou mesmo a revista que tem neste momento nas mãos. E lembre-se o seu nível de merecimento é medido pelos resultados que tem actualmente na sua vida. 

      Sê Inspiração, 
       Lígia Silva 
      Coach, Marketer e Talent Finder. 
      ligiasantosilva@gmail.com





Sem comentários:

Enviar um comentário