sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Os meus problemas não são únicos.

Devido à entrevista que saiu na Cosmopolitan sobre Talento e realização do mês de Dezembro, nos últimos dias recebi vários contactos de pessoas a pedirem mais informação sobre o coaching e a contarem um bocadinho as suas histórias, porque se identificaram com o que estava escrito. Depois de falar com essas pessoas e de as ouvir voltei a ter a mesma sensação, todos nós somos seres únicos e diferentes, total verdade, mas de uma forma também ela única todos nós temos os mesmo desafios, ou muito próximos e acabamos por nos afastarmos uns dos outros por acharmos que a pessoa que está ao nosso lado nos vai julgar ou porque não vai perceber aquilo que eu estou a dizer.
 
O problema aumenta quando generalizamos as seguintes “crenças”:  
- Uma pessoa que ama aquilo que faz todos os dias acorda motivada e cheia de vontade de ir trabalhar, logo se eu não acordo assim “todos os dias” (reforço todos os dias) é porque provavelmente não estou realizada ou não gosto daquilo que faço.
A sério? Todos os dias (note-se que aqui estou a fazer expressões com os olhos para reforçar o todos os dias)? E aqueles dias em que está frio lá fora e apetece ficar na cama. Acredito que como humanos que somos, todos nós temos dias bons e dias menos bons, o grande desafio é aceitar isso.  
- Quando encontras aquilo que amas fazer, tudo flui.
Esta é uma das grandes questões das pessoas que vêm ter comigo, vou dar-te um exemplo: imagina que sou professora e imagina que o meu maior medo é falar em público e agora imagina que cada vez que tenho que dar aulas entro em pânico, fico mal disposta, etc, dirias que o talento desta pessoa é dar aulas? Provavelmente não, ou provavelmente sim, tudo depende do propósito que tu tens e daquilo em que estás focado quando estás numa situação destas.
 Ou imagina um outro exemplo imagina que sou uma pessoa muito tímida e aquilo que mais gosto de fazer é comunicar com pessoas, significa que este não é o meu talento, claro que não apenas significa que essa é a sua maior prenda.
 
- Se toda a minha vida fiz uma coisa que não me preenche e agora descubro que é outra completamente diferente e tenho que mudar toda a minha vida.
Não.
Conheço uma pessoa que é secretária da administração, após algumas perguntas descobriu que uma das coisas que mais gostava era criar a partir das suas mãos, mas tudo o que tivesse relacionado com a parte de vestuário, com o passar do tempo foi ganhando maior clareza e percebeu que aquilo que mais gostava de fazer era recriar as roupas que tinha em casa, não criar de raiz, mas sim recriá-las, decidiu que queria experimentar nos seus tempos livres a costura, fez 2 workshops nesta área, durante o workshop conheceu uma mulher que estava a criar uma organização que aquilo que fazia era reciclar a roupa com pequenos pormenores que tornava cada peça de roupa única. No momento presente essa pessoa dedica algumas horas da sua semana na recriação de roupa os últimos 2 meses ganhou financeiramente com o seu hobbie, ao dia de hoje está a criar o plano para largar a área da secretaria e realizar-se no seu hobbie. Esta pessoa demorou 3 anos a fazer isso, porquê? Porque é possível construíres a tua carreira e criares um plano para te ajudar e fazeres isto com segurança.
 
Se pretenderes mais informação sobre o coaching ou se tiveres algumas questões envia email para ligiasantosilva@gmail.com
 
Sê Inspiração,
Lígia Silva
Coach e Talent Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário