segunda-feira, 23 de junho de 2014

3 dicas para largares a Procrastinação.

Hoje no blog deixo-te 3 dicas rápidas para te ajudar num tema que acho que todos nós por vezes o praticamos, a Srª Procrastinação. Fui procurar a definição desta palavra e encontrei esta, que acho que define muito bem:

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das acções.”

Então aqui vão 3 dicas para ultrapassares a arte do adiar: 

1. Provavelmente procrastinas não apenas numa área da tua vida, mas em várias. A nossa tendência quando percebemos que o fazemos é tomar a decisão de alterar tudo em vezes de começarmos com passos muito pequenos. Exemplo:  Cria um novo ritual isto é, imagina queres começar por exemplo a ter uma melhor alimentação e decides que precisas de beber mais água, ok então começa hoje por beber 1,5 litros, repete este comportamento diariamente sem interromperes. Neste momento estás a dar uma ordem ao teu cérebro de que consegues fazer 1 coisa de forma consistente. Quando este estiver integrado começa com outro ritual e assim sucessivamente.

2. Faz uma lista realista das coisas que tens que fazer ao dia hoje, em vez de serem as 50 tarefas coloca apenas as 10 tarefas e conclui cada uma diariamente. Antes de ires dormir faz check nas tarefas que conseguiste cumprir e prepara as tarefas do dia seguinte.

3. Descobre o motivo: na maior parte das vezes não fazemos aquilo que verdadeiramente temos que faz porque não temos claro para nós qual é o motivo ou qual é o propósito para fazermos isso. Há 1 semana ligou-me uma Mulher que pretende ajuda porque tem um emprego há cerca de 15 anos e nos últimos anos deixou de a preencher, então neste momento pretende criar uma nova carreira. Dizia-me que tinha perfeita noção que o que a impedia de dar esse passo e de fazer aquilo que tinha de fazer era o medo.

Quando não temos um propósito bem definido ao primeiro obstáculos vamos abaixo ou por vezes nem conseguimos dar um passo pequeno. Encontra esse motivo, esse propósito.




Sê Inspiração,
Lígia Silva.
Coach, Marketer e Talent Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário