quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como gostar de mim!

Sempre tive dificuldade em perceber um dos grandes clichés do mundo da auto-ajuda, por muitos livros que lesse, por muito áudio que ouvisse ou por muitos cursos que fizesse o cliché: “ Aceita-te a ti para o outro te aceitar” não entrava dentro de mim, pensava: “ Ok isso é giro, mas como é que eu faço isso. Como é que eu gosto de mim quando olho ao espelho e não gosto do meu corpo, quando imagino a vida que poderia ter ou o que poderia fazer e não é aquilo que tenho ou que faço agora, como é que gosto de mim agora, ao dia de hoje?”
Na verdade estaria a mentir-te se te dissesse que este cliché já estava perfeitamente integrado em mim porque o que sinto é que é um “work in progress”
Mas a cada dia que passa faz mais sentido para mim, por isso a ti mulher e homem que estão a ler este texto vou deixar-te algumas dicas que para mim funcionaram, não são soluções universais, certo? Contudo só saberás se realmente experimentares J
1.       Na minha opinião repetir 100 vezes ao espelho eu gosto de mim todos os dias, não funciona, porque simplesmente o meu cérebro diz:  “Grande mentira que estás a dizer.” Por isso na minha vida decidi adoptar outra estratégia: Ação Positiva = Pensamento Positivo.
 
2.       Enfrenta aquilo que mais rejeitas: Ainda ontem partilhava com uma pessoa numa sessão que um dos momentos mais duros para mim foi quando me obriguei a olhar verdadeiramente para o meu corpo sem truques, comecei a passar o creme no corpo e não de fugida, comecei a olhar para ele e a ver a casca de laranja e toda a celulite que estava presente, comecei a olhar para o espelho sem me colocar de lado para parecer mais magra olhava o meu corpo e via aquilo que gostava e aquilo que não gostava. Enfrenta aquilo que mais te assusta.
 
 
3.       Deixa de procurar validação no outro: Existiu um dia uma pessoa que me disse umas palavras que nunca vou esquecer: “ Nunca ninguém te vai validar da forma que tu queres, porque simplesmente é impossível, porque vais querer sempre mais e mais.” Toda a verdade sei que é difícil integrarmos isto dentro de nós, mas é verdade nunca vai ser suficiente, por isso larga rapidamente essa necessidade de procurares a validação no outro e como? Valida-te a ti interiormente, reconhece diariamente as tuas conquistas, reconhece diariamente os teus comportamentos, os teus sucessos e os teus insucessos, mas reconhece-te. E sim vão existir momentos em que vais ter que fazer um esforço para procurares isso em ti, mas faz!
4.       Não és má pessoa: não sei se isto acontece contigo, mas comigo por vezes acontecia, tinha a sensação que se as pessoas realmente me conhecessem, mas verdadeiramente ficariam desiludidas ou iam perceber que eu não era boa pessoa ou pelo menos que não era a pessoa que gostava de passar. És humano, apenas isso e por isso tens comportamentos bons e comportamentos menos bons, mas que são teus e que fazem parte de ti, descobre formas de os utilizar a teu favor.
 
5.       Procura ajuda: Não tens que ir para uma seita ou pertencer a grupo de “falta de auto-estima anónimos” (esta até me ri a escrever, tens que admitir que tem uma certa piada J). Normalmente estamos tão dentro da nossa história que achamos que só nós é que temos destes comportamento ou pensamentos destrutivos, das várias pessoas que ajudo garanto-te, mas garanto-te mesmo que todos nós somos mais parecidos do que aquilo que parecemos.
 
 
6.       Simplifica: a sério simplifica, trás pequenos prazeres à tua vida e escolhe na tua vida momentos em que possas simplesmente viver a vida sem grandes pensamentos, sem grandes filosofias.
E já sabes qualquer questão que queiras colocar envia email para ligiasantosilva@gmail.com
 
Sê Inspiração,
Ligia Silva
Coach e Talent Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário